A celebração da Semana Santa encontra seu ápice no Tríduo Pascal, que compreende a Quinta-feira Santa, a sexta-feira da paixão e morte do Senhor e a solene Vigília Pascal, no sábado à noite. Esses três dias formam uma grande celebração da páscoa memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus.
A liturgia da Quinta-feira Santa nos fala do amor, com a cerimônia do Lava-pés, a proclamação do novo mandamento, a instituição do sacerdócio e a instituição da Eucaristia, em que Jesus se faz nosso alimento, dando-nos seu corpo e sangue. É a manifestação profunda do seu amor por nós, amor que foi até onde podia ir: "Como Ele amasse os seus amou-os até o fim". 
Dois jovens do EJC, participaram do lava pés, um dos momentos Solenes na Celebração desta Quinta-feira Santa: Fabíola e Filipe. Um momento único de amor e fé. Para Fabíola foi uma alegria muito grande participar deste momento tão especial, quanto perguntada sobre a sensação de participar tão próxima da celebração, sem palavras, ela simplesmente respondeu: "Muito boa". Já para Filipe foi um momento de renovação, ele relacionou a celebração com o EJC: "Jesus nos ensina uma lição de serviço, humildade e amor. Esses são os princípos básicos do EJC. Servimos ao Senhor com alegria". Outro momento Solene da Celebração foi a Comunhão. Dentre as pessoas que participaram do lava pés (jovens, crianças, adultos, idosos), quase todos comungaram em duas espécies relembrando a última Ceia que Jesus têve com seus Discípulos.
O sofrimento em si mesmo não é bom. Mas o sofrimento, sob o ponto de vista cristão, é positivo. Cristo na cruz verdadeiramente sofreu, mas seu sofrimento não foi em vão, foi um sofrimento redentor que libertou toda a humanidade das amarras do pecado e da morte. Nosso caminhar deve ser iluminado pelos ensinamentos de Cristo e também pelos seus exemplos de caridade e fraternidade. Cristo nos ensina que a vida substituiu a morte. Que a cruz é o caminho da ressurreição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário